Publicidade

Publicidade
29/04/2009 - 15:41

Panda cria ‘antivírus em nuvem’

Compartilhe: Twitter

A lançou um novo tipo de antivírus, batizado de . O nome se refere ao termo cloud computing (computação em nuvem), que é o jeito pelo qual parte da mídia designa os softwares que funcionam via internet, conectados a um servidor. Mas o uso do termo é um tanto estranho.

Primeiro, é preciso instalar um software, gratuito, disponível apenas para Windows (e, segundo o , só para versões x86, nada de x64). Quer dizer, já não é tão cloud assim, porque não posso usar o aplicativo direto do navegador, em qualquer micro – por exemplo, antes de conectar um pendrive numa dessas máquinas suspeitas de algumas lanhouses.

Que vantagem sobraria, então? A do banco de dados de informações sobre vírus. Supostamente, ele seria atualizado em tempo real. Mas os da vida têm taxas de atualização razoavelmente boas – embora soluções mais profissionais, como o , sejam preferíveis.

De qualquer forma, a tem mais detalhes sobre o desempenho do Cloud Antivirus e uso de memória RAM (17MB, apenas).

Inicialmente, não vi muita vantagem em usar o Panda Cloud Antivirus. Só tratei do assunto aqui porque o surgimento desse novo termo pode gerar modas e enganar usuários menos experientes. Em especial, porque a própria ideia de cloud computing .

Mas é importante informar que não sou exatamente um especailista em segurança para Windows. Até porque sou usuário de Macintosh e Linux. Se algum de vocês conhece o assunto melhor, mande ver nos comentários. Quero ouví-los.

Autor: - Categoria(s): preview, tecnologia Tags:

Ver todas as notas

4 comentários para “Panda cria ‘antivírus em nuvem’”

  1. José Almir disse:

    O Panda Cloud e sim um antivirus excelente, mas como o próprio alerta, aconselho a utiliza-lo somente usuários que tenho acesso a Internet (em sua residencia, porque ainda hoje muitos usuarios utilizam acessos em outros locais e não possue internet em casa).
    Sou autonomo, trabalho com suporte desde 2003 e numa primeira experiencia recente com o Panda Cloud visto que e um antivirus free, ele me surpreendeu… Consegui identificar e remover 6 trojans diferentes, coisa que o antivirus que já estava instalado (AVG free) nem conseguiu detectar.

  2. Eduf disse:

    Ok. Quero ouvir outros depoimentos.

  3. elvis disse:

    aprovado esse ativirus e muito bom testado em um laboratorio com mais de oito maquinas

  4. Neto Cury disse:

    Já tinha lido sobre essa notícia e a primeira coisa que pensei foi se: o que aconteceria num acaso de apagão digital como ocorreu a pouco tempo na Telefônica.
    Ou seja, sem internet, nada feito???

    abração

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo