Publicidade

Publicidade
25/03/2009 - 17:22

Uma fábrica de chocolates controlada pelo iPhone

Compartilhe: Twitter

é uma marca norte-americana de chocolates. Mas cheia de filosofia. Se a diz ter criado o software com opinião, a Tcho tenta criar o chocolate conceitual.

Seus produtos não usam agrotóxicos. E nem são feitos com mão-de-obra polemicamente contratada (escrava, infantil ou coisa pior). Além disso, os diretores da empresa fazem questão de que as pequenas famílias de produtores de cacau tenham acesso ao chocolate que ajudaram a produzir – e não só uma elite dos EUA e Europa.

Resultado: o produto tornou-se exclusivo, artezanal e tem venda restrita.

Até aí, nenhuma novidade: é um discurso encontrável em outros produtos premium. Mas vale a pena notar a maneira como a Tcho usa a internet para criar uma comunidade de clientes / usuários.

Mostrando o porão

Primeiro, o seu apaixonado fundador, Timothy Childs, chamou os editores do conhecido blog , para visitar a sua fábrica. A viagem rendeu nada menos que , assistidos mundialmente.

É claro: havia o que mostrar. Não era só a “moça das relações públicas” tentando esconder os defeitos da empresa. O local é praticamente controlado via iPhone, além de ter engenhocas especialmente desenvolvidas para testar sabores, temperaturas e texturas. Coisas compradas em liquidações se tornam equipamentos caríssimos.

Assim, a Tcho se apresenta como uma combinação complexa entre tecnologia atual e antiga. Seu produto não é algo genérico, desesperado por conseguir consumidores. Quer os clientes certos, que saibam apreciar todo esforço envolvido em criá-lo.

Premium são os outros

Por mais que às vezes o discurso premium caia na hipocrisia ou no exibicionismo, é importante perceber como a internet ajuda a manter e divulgar negócios menores e sustentáveis. A estratégia é usar mídias de nicho para atingir grupos especializados e fiéis. Assim, sua mensagem tem menos chance de ser ignorada.

Autor: - Categoria(s): mão na massa Tags:

Ver todas as notas

2 comentários para “Uma fábrica de chocolates controlada pelo iPhone”

  1. Julio disse:

    a fantástica fábrica de chocolate?

  2. Eduf disse:

    Esse era o título que eu ia usar. Mas traz gente errada do Google. E o pessoal fica irritado. :)

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo