Publicidade

Publicidade
24/03/2009 - 11:35

As 5 famílias de usuários de internet: 5 – os desligados

Compartilhe: Twitter

A série de posts “As 5 famílias de usuários de internet” discute 5 diferentes jeitos de se relacionar com a informação na web.

A quinta família a ser analisada é a dos desligados. Sua palavra de ordem é a tranquilidade.

Características gerais

Lado positivo: sossego, calma, despreocupação.
Lado negativo: preguiça, ignorância, egoísmo.

Comportamentos

O usuário de internet da família dos desligados:

• Gosta de usar a web para se divertir.
• Não se preocupa com vírus, ou cavalos de tróia.

• Não costuma refletir sobre como usa a internet. Não acha que isso seja um grande problema. Tudo está ok. Ele liga o computador e faz o que lhe der na telha.

• Não se importa se desperdiça o seu tempo e o dos outros. Na verdade, não pensa que tempo seja algo escasso e limitado.

• Gosta de observar, mas prefere não participar. Inscreve-se em fóruns, mas raramente emite opiniões, lê blogs, mas não faz comentários.

• Baixa muitos arquivos de música e filmes via web. Mas não compartilha o que tem em sua HD.

• Tende a gostar de sites de auto-ajuda, aconselhamento psicológico, astrologia, ioga e técnicas esotéricas.

• Não se preocupa em se deslogar do Skype ou MSN, ainda que isso gaste banda e deixe a internet de todos os outros colegas de trabalho mais lenta.

Ao entrar em contato com um desligado…

• Percebemos sua calma e despreocupação. Ele raramente superdimensiona as situações. Tem senso de humor e não encara as coisas com demasiada seriedade.

• Nos impressionamos com sua flexibilidade. Ele aceita mudar de opiniões. Não cria resistência e parece lidar bem com situações estressantes.

• Achamos que ele é um tanto lento, preguiçoso, “viajante” e até infantil.

Vulnerabilidade

O desligado é extremamente vulnerável aos “perigos” da internet. Desde vírus a até spams. Pode destruir seu computador, sua reputação on-line ou até sua conta bancária. Tudo porque se recusa a pensar que suas ações tenham algum tipo de consequência política, social, ambiental ou tecnológica mais séria.

O desligado pode ter experiência em lidar com computadores, ser bem informado e até extremamente culto. Mas, ao mesmo tempo, pode ser completamente ignorante. Ele cria uma cegueira voluntária, uma falsa segurança, achando que, afinal, tudo sempre acaba dando certo.

Ele prefere não se lembrar de que, para que gaste milhares de dólares com gadgets inúteis, há trabalho semi-escravo em países da Ásia. Ou que sua comodidade tem custos ambientais, políticos e sociais.

Sua ignorância não está baseada em má-fé. É mais um ato de autopreservação. Ele não quer estresse. Ou tem preguiça de se deprimir.

Como um desligado procrastina

• Visitando YouTube, Orkut (ou outras redes sociais), sites de astrologia, esotéricos, pornografia, celebridades, programas e sites de compartilhamento de arquivos (eMule, Rapid Share, Mininova, Pirate Bay etc.).

Como sempre, essas atividades e produtos não levam necessariamente à procrastinação. Mas podem ser usados com essa finalidade. Até inconscientemente.

Série As Famílias de usuários de internet



Autor: - Categoria(s): comportamento Tags: , , ,

Ver todas as notas

1 comentário para “As 5 famílias de usuários de internet: 5 – os desligados”

  1. Bruno disse:

    Engraçado ninguém se manifestar ser dessa “família” de usuários, mas tenho certeza de que a maioria são assim.
    Eu mesmo me encaixo em alguns quesitos dos desligados.
    Conheci seu site apenas hoje, muito interessante, já está no favoritos.
    Att.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo