Publicidade

Publicidade
26/06/2008 - 12:00

Programadores criam métodos para lidar com o caos

Compartilhe: Twitter

agile agenda
AgileAgenda, aplicativo que ajuda a saber o que cada funcionário está fazendo e no que seus trabalhos se interconectam.

Você coordena uma equipe pequena, cheia de compromissos e prazos. Ela é formada por pessoas bastante flexíveis, mas que começam a dar sinais de que estão sobrecarregadas. Antes que elas se desmotivem, é bom perguntar a si mesmo: como é que você gerencia o tempo e as tarefas do grupo? Você sabe exatamente o que as pessoas estão fazendo, quando e onde os diferentes trabalhos se conectam? Você coordena um time ou um bando de artilheiros jogando para si, sem noção do todo?

Nas últimas décadas, desenvolvedores de softwares cada vez mais se engajam em repensar suas práticas e criar métodos de gerenciamento de projetos que sejam capazes de lidar com ambientes em eterna mudança, com recursos humanos e financeiros escassos. Os resultados de suas pesquisas acabam servindo para outras áreas, além da programação.

É o caso do Scrum (usado pelo Google, Yahoo, entre outros), da Programação Extrema e do Manifesto Ágil. São métodos criados para tentar lidar com equipes multidisciplinares, que precisam enfrentar prazos apertados e agendas caóticas. Se você vive uma situação parecida, vale se aprofundar no estudo dessas técnicas.

Mas se você não tem tempo ou saco para ler sobre isso, o programa AgileAgenda já ajuda. É uma espécie de Project, da Microsoft, mas muito mais simples e direto. Nele, você pode ter uma visão mais clara da sua equipe: quem está fazendo o que e quando. Principalmente, pode remanejar recursos rapidamente, sempre que uma bomba estourar e as prioridades mudarem. Baixe um demo do AgileAgenda aqui.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

1 comentário para “Programadores criam métodos para lidar com o caos”

  1. […] programas para combater as distrações Como lidar com a agitação mental Programadores criam métodos para lidar com o caos Como definir quais são minhas prioridades? Como manter o foco em ambientes de trabalho barulhentos […]

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo