Publicidade

Publicidade
18/09/2007 - 14:17

Vem aí um novo jeito de usar e-mail?

Compartilhe: Twitter

Notícias publicadas nos principais sites sobre tecnologia dos EUA indicam que finalmente vem aí uma boa mudança na maneira como usamos e-mail. O Yahoo comprou o web-mail-faz-tudo Zimbra e a Mozilla Foundation (Thunderbird e Firefox) informou que vai investir U$ 3 milhões para desenvolver um novo aplicativo que consiga trazer inovações para essa área. Também há rumores de que o Gmail tenha a sua versão desktop, via Google Gears. E a Microsoft já tentou a sorte com o Windows Live Mail Beta.

Não era sem tempo. Basicamente, não há mudanças significativas nos programas de e-mail para desktop há pelo menos 5 anos. Os webmails evoluíram consideravelmente depois do gmail e do aparecimento do Ajax. Mas mesmo assim, só tentaram se aproximar do Outlook, Eudora etc.

Deve levar algum tempo ainda para as novidades aparecerem, mas já estou tentando fazer minha parte, indicando os clássicos textos sobre Inbox Zero e outras dicas em inglês nos fóruns da Mozilla. A esperança é que as empresas saibam dos principais problemas que enfrentamos e criem ferramentas simples e enxutas que os resolvam.

Se eu fosse desenvolvedor, concentraria meus esforços nos seguintes conceitos:

1. Automatização de tarefas repetitivas. Como as “actions” do Photoshop ou as velhas “macros” dos programas de escritório: gravar coisas que você sempre faz e depois resolver tudo só com teclas de atalho.

2. Busca. Eficiente, rápida e com a possibilidade de salvar as pesquisas mais freqüentes. E que fique mais inteligente conforme a usamos. Ou seja: uso dos microformatos.

3. Integração com as principais ferramentas do mercado.

4. Triagem e seleção automática de mensagens, por linguagem, contexto, tempo disponível para responder, conteúdo etc. Ou seja, um mesmo cliente que suportasse multiplataformas. Ele poderia perceber se estou no trabalho, em casa ou no celular e me apresentar as melhores opções de ação.

Enfim, aqui e ali, já há bons aplicativos que ajudam a melhorar a relação com e-mails. Mas vamos ver no que exatamente Yahoo e Mozilla conseguirão inovar.

Mais e-mail no Magaiver
Mais dicas para lidar com e-mails
Porque muitas dicas pra lidar com e-mails não funcionam

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

3 comentários para “Vem aí um novo jeito de usar e-mail?”

  1. Fabio Bracht disse:

    Ainda nessa linha de “um novo jeito de enxergar o email”, descobri hoje o Xobni, um programa que roda dentro do Outlook e faz MÁGICA. Não troco meu GMail por nada que exista atualmente, mas se eu usasse o Outllok já estaria caindo em cima desse troço. Dá uma olhada.

    E parabéns pelo blog, cara. %!@$&@#idéia lançar um blog brasileiro esse assunto. Assinei o RSS. :)

  2. Eduf disse:

    Bah. Triafu, guri. :)
    Bom te ver por aqui.

  3. Joãozinho Lima disse:

    … ” A magia, pra mim , foi essa foto, q contrasta com a forma de correspondência atual !! ”
    Parabéns pelo trab !!! D forma clara , pra um leigo q sou , vc esclareceu facilmente . E Aguçô o saber tbm !!
    rsrssss
    saúde, sorte e sucesso em tudo q fizer d coração.
    rs

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo