Publicidade

Publicidade
13/09/2007 - 17:09

Como organizar os vídeos no seu computador

Compartilhe: Twitter

Posso dizer sem medo de errar que recebo pelo menos duas recomendações de vídeo por dia. De filmes curtos do YouTube a videoclipes e até documentários de mais de uma hora de duração, minha “youtubeoteca” tem de tudo. Muitas vezes eu parava meu trabalho para dar uma escapada e assistí-los. Mas, na correria, quase não prestava atenção neles e acabava atrasando minhas tarefas. Ou pior, via os vídeos uma só vez e me esquecia de marcar para consultas futuras.

Isso até descobrir o Miro, o antigo Democracy, que estréia nova versão 2 (0.9.9). Antes que alguém reclame, o player de vídeo foi lançado já há algum tempo e algum blogueiro no Brasil já deve tê-lo mencionado antes. :-)

Mas, enfim, o importante é que ele permite que você baixe vídeos do YouTube sem complicações, cadastre seus canais favoritos, assista materiais criados em alta definição e organize tudo em pastas como as do iTunes. Tem versões para Mac, Windows e para as mais conhecidas distribuições Linux do mercado. Também suporta diversos formatos de compressão de vídeo, como wmv, mov, mpeg, avi, xvid. Se você achar algum formato que ele não suporte, pode baixar o Super, um conversor gratuito e bastante simples de usar.

Depois do Miro, comecei a organizar meus vídeos assim:

1. Tenho um simples arquivo de texto no Google Docs chamado “vídeos”. Sempre que alguém recomenda algo, abro o arquivo e jogo o link lá. Ou seja, funciona como uma “caixa de entrada”.

2. Como recomendar e publicar vídeos de diversos assuntos faz parte do meu trabalho, tenho um horário específico no dia para assisti-los. Geralmente em casa, longe de qualquer pressão de produtividade.

3. Faço uma triagem por temas e descarto os vídeos repetidos. Depois uso o Miro para criar playlists indepententes. Por exemplo: “sustentabilidade”, “ciência”, “humor”. Se o vídeo faz parte de um canal ou de algum site que pode recomendar outras coisas interessantes, cadastro o feed ali mesmo no Miro para consultas futuras.

4. Quando escrevo uma matéria, quase sempre procuro algo em vídeo e áudio sobre o assunto. Assim, tento manter sempre um sistema enxuto e atualizado de temas (se você é jornalista ou estudante e quer conhecer um pouco mais desse método de escrever, eu o descrevo aqui).

Deve ser por essas e outras que minha TV está cada vez mais solitária. Daqui a pouco vou acabar trocando-a no Freecycle por um George Foreman Grill. Será que dá para baixar umas receitas nele?

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

2 comentários para “Como organizar os vídeos no seu computador”

  1. Fernando disse:

    Valeu pela dica! Abraços

  2. Bruno disse:

    Excelente, caí de paraquedas aqui no seu blog, estava procurando no google alguma forma de organizar meus vídeos, já estava quase desistindo quando cheguei aqui.

    O Miro é muito bom, faz muito mais do que o programa que eu estava procurando, mas enfim, está de parabéns pelo excelente blog.

    att
    @bfagundes

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo