Publicidade

Publicidade
11/09/2007 - 17:53

Microsoft lança um Word para blogs

Compartilhe: Twitter

A Microsoft lançou a versão beta do seu Word para blogs. É um editor de texto simples mas limpinho que facilita a vida na hora de inserir links e imagens em posts na internet. Chama-se Live Writter e oferece alguns recursos que programas mais profissionais, como o Dreamweaver, já trazem há algum tempo.

O software faz parte do pacote Windows Live, que inclui os Live’s Messenger (ex-MSN), Mail (uma espécie de Outlook Express), Search, Photo Gallery Beta (um Picasa ou iPhoto mais amador), Family Safety (um controle de acesso a sites suspeitos) e SkyDrive (armazenamento de arquivos online). Você pode baixá-los aqui.

O Writter confirma a tentativa da Microsoft de criar concorrentes para os principais serviços online já consagrados. Mas eles são vantajosos apenas para usuários já muito acostumados ao Windows e que não querem gastar tempo aprendendo outros estilos de programas.

O novo publicador online da Microsoft, por exemplo, não traz grandes novidades: se você já testou o próprio Word 2007, deve ter percebido que, quando abre uma página em branco, ele já pergunta se você vai escrever um post para blog ou um texto offline.

O Writter nem mesmo é tão poderoso quanto os principais sistemas de blogs do mercado (WordPress, Blogger, TypePad, Movable Type, entre outros). Mas se integra a eles, ainda que no meu teste num WordPress não tenha conseguido postar em categorias.

O software livre Thingamablog continua sendo a melhor opção para blogar sem precisar conectar. Faz tudo o que o Live tenta fazer, aceita categorias e ainda vem com um leitor de RSS.

Instalei o Writter na esperança de que, por ser do pacotão Live, me deixasse postar direto do MSN, integrar e-mails do Outlook, imagens do Photo Gallery, entre outras coisas. Mas nada, por enquanto.

Então, afinal, por que ele foi indicado no Magaiver? Porque quase 80% dos visitantes aqui usam Windows e Explorer 6.0. Ou seja: para boa parte dos leitores, manter-se no ambiente Windows ainda é uma grande vantagem.

E o Writter em si não é desprezível. Você pode até mesmo editar o visual do blog a partir dele e usar recursos avançados para quem ganha dinheiro com weblogs. Se você está começando a fazer o seu, o Writter pode ser uma boa opção.

Mas se você quer algo mais profissional, melhor continuar usando os sistemas online mesmo, como o próprio WordPress, o Joomla e o Drupal. Ou até o próprio navegador Flock, que já vem com um editor de posts integrado.

Autor: - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Ver todas as notas

5 comentários para “Microsoft lança um Word para blogs”

  1. Pedro Villalobos disse:

    Eduardo, esse programa foi lançado a muito tempo atras. Eu já até escrevi sobre ele em um dos primeiros posts do meu blog pessoal.

  2. Eduf disse:

    Sim. Visitem o site do Pedro.

  3. MacUser disse:

    É ridículo escrever uma matéria dessas como se a Microsoft estivesse inovando…já ouviram falar do dot mac? existe há 5 anos…CINCO ANOS… a microsoft, está, na verdade copiando a concorrente(Apple) e não criando algo inovador. Piada.

  4. Jorge Muneo Nakagawa disse:

    Está matéria esta bem superficial e contém várias incoerências.
    1) O Windows Live Writer está na versão beta 3, ou seja, já faz um bom tempo que ela foi lançada!
    2) Colocar WordPress na mesma categoria que Joomla é uma verdadeira incoerência. Um é sistema de blog. O outro é cms. Embora o Joomla 1.5 já tenha suporte xml-rpc muito utilizado em blogs, o Joomla continua sendo CMS !
    Eu uso o Windows Live Writer pra postar os textos no wordpress. E funciona direitinho. Se não funcionou com você, provavelmente não configurou certo(e olha que não é difícil configurar).

    Não estou defendendo ferrenhamente o WLW, mas a ferramenta é prática pra quem usa Windows.
    Esqueceu de falar também que a vantagem de ter uma ferramentas dessas ao invés que usar um editor online é que a pessoa pode criar os posts estando off line e publicá-los quando estiver conectado.

    Não leve a mal as críticas, mas seja mais cuidadoso na abordagem.
    []

  5. Eduf disse:

    Então, amigos. Entendo que eu não tenha escrito a abordagem que estava na cabeça de vocês. Mas isso é normal.

    Não sei qual é essa importância toda em saber se o programa foi lançado ontem ou há 2 meses. Dei alguma data?

    Quanto a questão CMS x sistema de blogs:

    1. É muito técnica pros objetivos do site.
    2. O WordPress é também utilizado como CMS.

    Relaxem.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo